EMENTA DO CURSO
NEUROANATOMIA FUNCIONAL
Organização do sistema nervoso e análise de sua formação embrionária. Aprofundamento acerca da anatomia macroscópica do SNC, SNP e SNA, correlacionando suas diversas funções. Nervos cranianos. Meninges e líquor. Ventrículos encefálicos. Áreas funcionais do córtex cerebral, proporcionando ao aluno a correlação entre anatomia e fisiologia. Processo de vascularização do SNC. Estrutura microscópica do SNC. Organização morfofuncional dos núcleos da base e da Formação reticular. Conhecimento anatomofuncional das vias aferentes, eferentes e reflexas. Neurorregeneração. Embriologia e divisões do sistema nervoso. Tecido neural. Morfologia funcional da medula espinhal: aspectos anatômicos, envoltórios, vascularização, líquor, circulação liquórica, lesões medulares. Morfologia funcional do encéfalo: aspectos anatômicos do tronco encefálico, cerebelo, diencéfalo e telencéfalo. Barreiras encefálicas, grandes vias aferentes e eferentes e suas relações anatomoclínicas. Lesões encefálicas. O sistema nervoso periférico. O córtex cerebral. Os hemisférios cerebrais. O sistema límbico.
MEMBRANA E TRANSPORTE
Conceitos básicos de físico-química e biofísica molecular. Estrutura das membranas biológicas e dos mecanismos básicos de transporte transmembrana. Origem e manutenção do potencial de repouso das células e natureza do potencial de ação das células nervosas, com ênfase no papel dos diferentes tipos de canais iônicos envolvidos. Papel da morfologia celular neural e da mielinização dos axônios de neurônios nos vertebrados.
SINALIZAÇÃO
Aspectos gerais da comunicação celular. Vias de sinalização celular mediadas por receptores acoplados à proteínas G (GPCRs). Vias de sinalização celular mediadas por canais iônicos. Vias de sinalização celular mediadas por receptores associados a enzimas. Vias de sinalização celular que utilizam receptores intracelulares. Sinalização celular dependente de proteólise. Integração entre sinais e vias de resposta.
BIOELETROGÊNESE
Compreender sobre a distribuição assimétrica dos íons. Permeabilidade seletiva da membrana. Gradiente químico e gradiente elétrico. Tipos de canais iônicos. Potencial de equilíbrio iônico e potencial de repouso da membrana. Técnicas de registro do potencial de membrana (Voltage-clamp e Patch-clamp). Bomba Na+K+ATPase. Potencial de ação. Fases do potencial de ação. Período refratário absoluto e relativo. Canais iônicos no potencial de ação. Cinética de abertura e fechamento dos canais iônicos. Mecanismos de aumento da velocidade de propagação do potencial.
SINAPSES E NEUROTRANSMISSORES
Sinapses químicas e elétricas. Tipos morfológicos e funcionais de sinapses. Exocitose e endocitose. Transmissão sináptica. PPSE e PPSI. Neurotransmissores e neuromoduladores. Seletividade funcional dos receptores. Integração sináptica. Cotransmissão e coativação. Somação temporal e espacial de potenciais pós-sinápticos. Neurônios colinérgicos. Neurônios catecolaminérgicos. Neurônios serotoninérgicos. Glutamato. GABA e glicina. ATP, NO e endocanabinóides.
SISTEMA SOMATOSSENSORIAL
Tipos de receptores e suas características. Potencial receptor. Campo receptivo. Adaptação a estímulos contínuos. Discriminação de dois pontos. Tato, dor, temperatura, propriocepção. Vias centrais.
VISÃO
As propriedades da luz. O olho. A formação de imagem pelo olho. Anatomia da retina. A fototransdução. O processamento na retina. Processamento central da visão.
AUDIÇÃO
A natureza do som. A estrutura do sistema auditivo. Transdução de sinal. Processamento Auditivo Central. Córtex auditivo.
OLFATO E PALADAR
Órgãos do olfato. Células receptoras olfativas. Mecanismos da transdução do odor. Vias centrais do olfato. Órgãos da gustação. Sabores básicos. Células receptoras gustativas. Mecanismos da transdução gustativa. Vias centrais da gustação.
DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA NERVOSO
Indução Neural, Neurogênese, Migração celular, Sobrevivência neuronal, Diferenciação neuronal, Crescimento axonal, Formação de sinapses, Eliminação de sinapses.
NEUROINFLAMAÇÃO
Definição de inflamação. Manifestações clínicas. Processo inflamatório. Mediadores de inflamação. Componentes celulares e humorais. Inflamação no SNC. Inflamação e doenças neurodegenerativas. Sistema imune e funções cognitivas.
MATRIZ EXTRACELULAR
PLASTICIDADE, MEMÓRIA E APRENDIZADO
Conceitos básicos, E aspectos históricos, consolidação sináptica, consolidação sistêmica, reconsolidação, extinção, AMPA trafficking, epigenética, sono e memória, LTP, patologias associadas com processos mnemônicos. Aprendizado. Memória. Tipos de memória. Depressão de longa duração. Potenciação de longa duração. Plasticidade sináptica. Sistemas de receptores envolvidos com mecanismos plásticos do sistema nervoso central. Estudo dos mecanismos bioquímico-moleculares envolvidos com a aquisição, manutenção, evocação e extinção das memórias. Análise do comportamento. Testes comportamentais. Distúrbios da memória. Neurociência e educação. Linguagem.
SONO E VIGÍLIA
Estados funcionais do cérebro (vigília, sono nREM e sono REM), regulação do sono/vigília, ciclo circadiano, metabolismo no sono/vigília, regiões encefálicas relacionadas aos estados do sono, vias sinápticas no sono, hormônios e neurotransmissores relacionados ao sono, funcionalidade e teorias do sono, distúrbios de sono.
ATENÇÃO E EMOÇÃO
Teorias da emoção. O conceito de sistema límbico. A amígdala e as emoções. Demais áreas encefálicas envolvidas: hipotálamo, giro do cíngulo, núcleos anteriores do tálamo, hipocampo e córtex pré-frontal. Introdução à atenção. Consequências comportamentais da atenção. Síndrome da negligência. Estudos de atenção. O núcleo pulvinar. Os campos visuais frontais.
SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO
Organização do SNA. Sistema nervoso simpático. Sistema nervoso parassimpático. Secreção e remoção de neurotransmissores. Reflexos autonômicos. Controle do SNA pelo SNC. Fármacos simpaticomiméticos, simpaticolíticos, parassimpaticomiméticos e parassimpaticolíticos.
SISTEMA NERVOSO ENTÉRICO
Organização do sistema nervoso entérico. Plexos entéricos. Eixo imuno-entérico. Doenças entéricas.
MICROBIOTA E PLASTICIDADE
COMPORTAMENTO ALIMENTAR
Mecanismos neuroendócrinos do comportamento alimentar. O comer emocional e o sistema de recompensa. Transtornos alimentares.
COMPORTAMENTO ANIMAL
PSICOFARMACOLOGIA
Neurotransmissão química; Alvos de psicofármacos no sistema nervoso central; Interação droga-receptor; Antipsicóticos ; Antidepressivos; Ansiolíticos; Psicoestimulantes; Abuso e dependência de drogas.
ENVELHECIMENTO
Alterações microscópicas do evelheccimento; Fisiologia do envelhecimento (hormônios e sistemas); Radicais livres e envelhecimento; Neurodegeneração; Demencia.
TUMORES DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL
Patogênese; Tipos de tumores; Epidemiología e fatores de risco; Biologia celular dos tumores; Manifestação Clínica e tratamentos.
ALZHEIMER
Patogênese; Neurobiologia do Alzheimer; Hipótese Amiloide; Hipótese da taupatia; Manifestações clínicas; Tratamento e perspectivas.
PARKINSON
Patogênese; Neurobiologia do Parkinson; Parkinson e microbiota; α-sinucleína; Tratamento e perspectiva.
ESQUIZOFRENIA
Neurobiologia da esquizofrenia; Manifestação clínica; Anomalias neurais; Disfunção do sistema dopaminérgico e esquizofrenia; Tratamentos.
ANSIEDADE E DEPRESSÃO
Neurobiologia da ansiedade; Neurobiologia da depressão; Circuitos neurais envolvidos ; Aspectos sociais da ansiedade e depressão; Manifestação Clínica; Tratamentos.
DROGAS DE ABUSO
Histórico e classificação das substâncias psicoativas passíveis de abuso; conceitos, bases neuronais e substratos neuroquímicos associados a abuso, dependência, tolerância, síndrome de abstinência; aspectos químicos, comportamentais, farmacológicos e toxicológicos das principais drogas de abuso; depressores da atividade do sistema nervoso central (álcool, solventes, opióides, benzodiazepínicos); estimulantes do sistema nervoso central (nicotina, cocaína e anfetamina; e perturbadores da atividade do sistema nervoso central (maconha, ecstasy, LSD, Ayahuasca, mescalina, psilocibina).
AUTISMO
Histórico e evolução do conceito de autismo; Neurodesenvolvimento e autismo, manifestações clínicas, neurobiologia do autismo, tratamentos e inclusão.
TDAH
VIÉS IMPLÍCITO E AMEAÇA PELO ESTEREÓTIPO